Cases de sucessos
A MRO possui cases de sucesso em diversas indústrias, dos setores industrial ao não-industrial, garantindo reduções de custos e capital empregado, melhorando indicadores operacionais e dando visibilidade em toda a cadeia de Supply Chain.
case ferrovia
Com 14.000 km de linhas de linhas, nosso cliente conecta regiões produtoras com os principais portos do Brasil e transporta 26% dos grãos brasileiros. Enquanto ele cuida do seu core business, nós garantimos a eficiência e continuidade da operação fazendo a gestão de 35 almoxarifados.
Nosso modelo de serviço prevê responsabilidade integral pelas divergências inventariais. Isso representa um enorme comprometimento com a gestão dos materiais e, por isso, os ganhos na otimização do estoque são compartilhados. Só nos primeiros 3 anos, aumentamos de 77,8% para 98,2% a disponibilidade de materiais e baixamos a inacuracidade do estoque de 25,1% para 0,1%.
São estes números que fazem nossa parceria durar mais de 10 anos. Nesse período assumimos a gestão da cadeia de suprimentos em quatro estados (RS, SC, PR, SP, MS e MT). Nosso trabalho inclui o planejamento de estoques e o sourcing de categorias de materiais não estratégicos.
case setor elétrico
Apenas na América do Sul, o nosso cliente distribui energia para 17,7 milhões de pessoas. Presente em todo o mundo, a empresa destaca-se pela busca de inovação e sustentabilidade. Desde 2013, cuidamos desde o planejamento da geração da demanda até a entrega final de kits para manutenção de equipamentos em mais de 100 bases operacionais no Rio de Janeiro, Ceará e Goiânia.
Em sete anos, alcançamos um índice de divergência de estoques de 0%. Temos responsabilidade integral por essas divergências e nosso comprometimento é total, por isso nossa receita é variável.
Nessa parceria, inovamos constantemente buscando resultados que façam sentido para a estratégia do cliente. Na base operacional do RJ, por exemplo, investimos na otimização da malha logística, gerando economia e redução na emissão de CO2.
case Agroindustrial
Este cliente produz etanol para movimentar até 60 milhões de carros compactos por ano. Além disso também produz açúcar e energia elétrica a partir de biomassa. Suas 9 usinas de álcool estão espalhadas pelos estados de MS, MT, GO e SP. Com uma produção que não para nunca, exige gestão e planejamentos precisos para as peças sobressalentes de suas máquinas agrícolas. Em 18 meses de parceria, a MRO alcançou resultados expressivos aumentando a produtividade dos equipamentos e do capital empregado nas indústrias. Ao final do terceiro ano de trabalho conjunto, o impacto financeiro de compras diretas como despesas caiu para menos de 50%.
case ferrovia
Operando desde 2014, nosso cliente tem capacidade de produção de 26,5 mta de minério de ferro de alta qualidade. A MRO foi contratada para implementar a área de Planejamento de Estoque e operar todas as etapas do projeto "green field" durante a fase de "ramp-up" da mina, desde o pré-comissionamento até a operação 3 anos depois, a fim de garantir a disponibilidade de peças e otimizar a alocação de capital em estoques. A fase de formação de estoque exigiu reações rápidas às variações impostas pela fase de "ramp-up". O uso de IBM MRO IO (ferramentas especializadas para gerenciamento de estoque) foi uma parte fundamental deste processo e o resultado foi extremamente satisfatório, tanto em qualidade quanto em capital empregado.
Até hoje, a MRO administra os inventários desse cliente, conduzindo atividades diárias e otimizando processos como parte fundamental nas relações internas. Este sucesso acabou promovendo a expansão dos nossos serviços para outras operações no mundo.